Ingredientes que nunca imaginávamos que existiam

A natureza sem dúvida está sempre a surpreender-nos e para nós que adoramos conhecer novos ingredientes o mundo é o nosso parque de diversões.

Parte incrível de conhecer novos ingredientes?Muitos estavam mesmo ali ao lado e nunca reparamos sequer que existiam!

Moon Drop

E logo em primeiro lugar temos as uvas Moon Drop, eu nem queria acreditar quando vi pela primeira vez estas uvas num artigo da Food Republic.  2991725_orig

Habituada às típicas bolinhas doces e sumarentas não estava a espera de encontrar umas uvas alongadas.

Segundo o que pude apurar a Moon Drop é a mais recente criação de Dr.David Cain que há 15 anos trabalha no desenvolvimento desta espécie,  podemos já ficar tranquilos pois não é uma GMO, é totalmente natural. Através de selecção de várias castas o Dr.David criou esta nova espécie de sabor doce, mas não demais e sem sementes. A Moon Drop chegou ao mercado americano este ano, sendo que ainda não há previsões sobre a sua chegada a Portugal, por enquanto só mesmo os americanos podem apreciar esta nova iguaria.

Finger Limes (Citrus australasica)

Viajando agora da América para a Austrália subimos para uma outra liga, aqui todos os ingredientes são diferentes e novos ingredientes é o prato do dia!

Finger limes.

Originais da Austrália, são sem dúvida um dos citrinos mais surpreendentes que a natureza nos presenteou, são conhecidas como o caviar cítrico, ao contrário das típicas limas, a polpa das finger limes são pequenas bolinhas que estalam na boca, o sabor é uma mistura de lima com ervas, não se deixem enganar pela sua casca, quanto mais madura mais saborosas são as bolinhas. Por isso deixar amadurecer os frutos na cesta lá de casa!

finger-lime_3

As finger limes têm várias cores sendo um ingrediente fantástico para dar cor a diversos pratos, o ideal é usá-las como guarnição. Podemos encontrar este produto na quinta Lugar do Olhar Feliz Alentejo, mas claro é um produto com valor acrescentado devido à dificuldade em cultivá-lo e colhê-lo.

Alfarroba (Ceratonia siliqua L.)

alfarroba-beneficios-e-propriedades

A alfarroba é uma vagem, parecida com a vagem dos feijões, da árvore alfarrobeira que foi introduzida pelos árabes aquando da ocupação em Portugal, sendo uma árvore que se dava bem em ambientes mediterrânicos a alfarrobeira encontrou no Algarve o local ideal para crescer e produzir os seus frutos. As alfarrobas era muito preciosas para os árabes sendo usadas para pesar diamantes visto o peso das suas sementes serem muito constantes.

No entanto durante muitos anos a alfarroba era usada como alimento para o gado, só em 1985 a Associação Interprofissional para a Produção e Valorização da Alfarroba (AIDA) iniciou o projecto que levaria a alfarroba aos pratos dos europeus. Hoje em dia a alfarroba é conhecida pela sua farinha que foi nomeada como o chocolate saudável pela sua parecença com o chocolate em pó. Apesar de não saber a chocolate a farinha de alfarroba tem um sabor peculiar, forte que contrasta perfeitamente com produtos típicos da região Algarvia, como a famosa laranja algarvia ou o medronho.

Portugal é sem sombra de dúvida um dos maiores produtores de Alfarrobeiras do mundo, o que me deixa bastante orgulhosa, para quem nunca experimentou um doce de alfarroba aconselho a provarem uma torta de laranja e alfarroba. Esperamos agora ver este produto comercializado mais e mais espalhando a alfarroba por todo o mundo.

Limão mão de Buda

9934d1fb27cf213f

Parece uma mão mas é um limão, o seu intenso aroma a citrinos não pára de nos surpreender. É original da China mas graças ao clima português é facilmente cultivado nas nossas terras, apesar disso ainda não é muito fácil encontrar esta espécie, podemos sempre encomendar nos viveiros Castromil ou no lugar do olhar feliz.

O limão mão de Buda é utilizado para aromatizar alimentos com a sua casca pois não tem praticamente polpa nenhuma, também se usa muito como decoração. Na índia ele é ofertado a Buda havendo preferência pelas mais fechadas pois parecem com mãos fechadas , mãos a orar.

Na china ele é símbolo de boa sorte sendo utilizado para purificar e aromatizar as casas.

O limão mão de Buda é ainda utilizado na indústria de perfumantes graças ao seu aroma fortemente cítrico.

Medronho

Já antes havia falado do medronho no post Festival do Medronho, as suas qualidades para a produção de aguardente são bem conhecidas, mas a novidade e é as novas aplicações que diversas associações estão a criar para tornar o medronho mundialmente conhecido.

DSC_0631

Os medronhos são pequenos frutos vermelhos com um textura rugosa que faz cócegas na boca, o sabor é um pouco azedo mas a sua polpa mole ofereçe mil e uma oportunidades para criar bolos e mousses suaves ou mesmo pratos de carne com aromas a medronho. As possibilidades são infinitas.

Onde podemos encontrar estes frutos, principalmente no Algarve, os melhores são sem dúvida os produzidos em Monchique tendo até uma associação de produtores de medronho responsável pela difusão do produto e a sua protecção.

 

 

One Comment Add yours

Leave a comment